Aguarde...

Benvindos Freguesia de Ulme

Caracterização

Ulme é uma freguesia portuguesa do concelho da Chamusca, com 121,8 km² de área e 1 277 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 10,5 hab/km². A sede localiza-se na aldeia que lhe dá nome, Ulme. Os seus habitantes são chamados de "pinéus".
 
A vila é atravessada pela ribeira do mesmo nome e é nas suas margens que se produz o seu famoso arroz. Nesse tempo, as águas da ribeira moviam azenhas e moínhos para o descasque do arroz. Foi esta a sua primeira indústria. A freguesia tem também várias barragens onde se pode pescar. Os edifícios são geralmente de um só andar, são caiados com barras de cores diferentes o que, em tempos idos, indicava o seu proprietário.
 
Na sua situação geográfica existe uma simbiose quase perfeita de planície e montanha de onde resultaram características e aspectos originais na sua cultura secular. Ulme merece por isso a sua visita, não apenas pelos locais de interesse histórico-cultural, mas merece-a também porque continua a saber manter as suas mais valiosas características, os seus hábitos de convivência e a sua riqueza de tradições.
 
Confronta com as freguesias de Carregueira, Chamusca e Pinheiro Grande, Parreira e Chouto, Vale Cavalos (Concelho da Chamusca), Santa Margarida da Coutada (Concelho de Constância), Bemposta (Concelho de Abrantes).
 
Orago: 
Santa Maria de Ulme.
 
Área da Freguesia: 
121,85 Km².
 
População: 
1 277 habitantes.
 
Densidade: 
10,5 hab/km².
 
Povoações: 
Ulme (Vila), Semideiro, Balsas, Gaviãozinho, Gavião, Casalinho, Quinta da Murta, Salgueiral, Cascalheira de Cima.
 
Actividades Económicas:
Agricultura, Industria; Floresta, Caça e Pesca.




Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.